#BLOG | Notícias & Informações

Entenda a real importância da vacinação do idoso

17 DE JULHO DE 2024
Compartilhar


Com o passar do tempo, o nosso sistema imune envelhece, assim como o resto do corpo, ficando menos eficaz. Por isso, é fundamental incentivar a vacinação do idoso, pois esse grupo é mais suscetível a contrair doenças bacterianas e virais. A prevenção é uma medida que garante o envelhecimento com qualidade de vida.


No entanto, muitas pessoas têm deixado de lado essa etapa tão importante por conta de diferentes fatores, como notícias falsas, preconceito e desinformação. Por isso, a população deve se conscientizar e se envolver nas campanhas.


Neste post, vamos mostrar a importância da vacinação do idoso e os motivos de não negligenciar esse cuidado.

 

A importância da vacinação do idoso


A vacinação em idosos é fundamental, pois reduz as internações e o risco de morte provocada por algumas patologias como: influenza, pneumonia e doenças cardíacas. Com novas bactérias e vírus surgindo a cada ano, a vacina tem se tornado essencial no combate a determinadas doenças, como os vários tipos de gripe.


Principalmente para quem deseja ter qualidade de vida na terceira idade, a vacinação faz toda a diferença pois eleva a expectativa de vida e protege de doenças oportunistas.


As principais vacinas para idosos

A vacinação é uma estratégia muito eficiente para a prevenção de doenças infecciosas. Confira, a seguir, quais são as principais.

 

Gripe


A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, geralmente, tem evolução benigna e autolimitada de poucos dias. Porém em situações que o sistema imune está comprometido ou se tem uma doença crônica, é comum que o vírus favoreça o surgimento de outra complicação. A pneumonia pode ser uma delas.

A vacina contra a doença é feita a partir de pedaços de vírus inativados ou fragmentados,sendo assim, não provoca infecção após a vacinação, porém podem ser observados efeitos adversos locais com curta duração.A vacina deve ser tomada 1 vez por ano, preferencialmente, antes do outono.


Pneumonia


A vacina pneumocócica previne contra doenças provocadas pela meningite bacteriana e a pneumonia, além de auxiliar na prevenção de uma infecção generalizada no organismo. Existem 2 tipos, que são a Conjugada 13-valente e a Polissacarídica 23-valente. A vacina é feita de modo gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) .


Herpes


A herpes é uma doença provocada pelo vírus Varicela-Zóster, o mesmo que causa a catapora. Ele permanecer adormecido durante toda a vida da pessoa, mas pode ocorrer a reativação na fase adulta ou em quem tem o sistema imune comprometido.

A vacinação é recomendada para todos com idade acima de 60 anos. Para quem já teve a doença, é necessário aguardar o intervalo de cerca de 1 ano para aplicar a vacina.

Como vimos, a vacinação do idoso é fundamental para prevenir diversas doenças, como gripe, pneumonia e herpes. Por isso, lembre-se de se vacinar, caso tenha mais de 60 anos, e de incentivar membros da família e amigos nessa faixa etária a procurar um posto de saúde para tomar a vacina. Assim, evitam-se problemas e prolonga-se a expectativa de vida.


Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos conheçam a importância da vacinação!


Fonte: Viva Mais