Prestes a completar 100 anos de fundação, o Hospital Bom Jesus (HBJ), inaugurado em 6 de agosto de 1924, se prepara para celebrar as festividades do centenário com o lançamento de um livro comemorativo.
Segundo a presidente do HBJ, Mônica Terezinha Lottermann Bessa, a proposta é preservar a memória do hospital e relembrar os momentos marcantes e desafiadores da entidade. A obra trará detalhes importantes sobre os 100 anos do hospital, abordando não apenas os aspectos positivos, mas também os desafios e dificuldades enfrentados ao longo dos anos.
“O Hospital Bom Jesus tem uma longa história de comprometimento, dedicação e amor pela saúde de nossa comunidade e estamos muito felizes de registrar e compartilhar momentos marcantes e históricos de nossa instituição neste livro”, destaca.
A escritora Marina Maria Medeiros será a responsável por dar vida à obra, mergulhando nas memórias e registros da instituição. Marina também é autora de outros livros de resgate histórico como “História de Muitas Vidas”, “Mafra: 90 anos de história”, “Mafra: 100 anos” e “Páginas de um Milagre”, que conta a história da Maternidade Dona Catarina Kuss.
A população também terá a oportunidade de contribuir com o livro, enviando documentos, sugestões, histórias e fotos de arquivo para o e-mail centenario@shbj.org.br.
Além de Marina, o projeto será coordenado por uma comissão editorial, presidida pelo jornalista Douglas Julio Dias e composta pelos membros Marlon Sergio Witt, Alexandre Scherer do Amaral e Silva, Onírio Jorge Medeiros, Nereyda Nunes Pereira, Luiz Fernando Alves de Oliveira, Leonarda França Ostaszewski, Norma Maria do Valle e pela presidente do Hospital Bom Jesus, Mônica Terezinha Lottermann Bessa.
"Estamos motivados e ansiosos em contar esta linda história. Teremos muito trabalho, entrevistas e reuniões para buscar os recortes mais importantes destes 100 anos. Vamos mergulhar a fundo no passado do hospital e contamos com o apoio da população", disse Douglas.
Sobre o hospital
O Hospital Bom Jesus tem como missão prestar assistência médico-hospitalar de qualidade, filantrópica e sem fins lucrativos. Entre seus idealizadores figuram Nicolau Bley Neto, Manoel Pereira da Cunha, Joaquim Ferreira do Amaral, Felipe Kichner e Ingrácio José Correa.
Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 80 funcionários, além terceirizados, voluntários e sócios que se dedicam diariamente para oferecer um atendimento humanizado e eficiente aos pacientes.