O Hospital Bom Jesus (HBJ) reforçou seu compromisso com a comunidade de Rio Negro ao se reunir com a Secretaria de Saúde e o legislativo no final da tarde desta terça-feira (29).
O objetivo do encontro foi discutir o papel do hospital nos serviços de retaguarda do Pronto de Atendimento Municipal (PAM), que passará a ser gerido pela Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Enquanto as obras do novo PAM não forem concluídas, a unidade funcionará temporariamente na UBS José Krajewski, localizada na rua Kalil Gemael, no bairro Bom Jesus.
De acordo com a presidente do HBJ, Mônica Terezinha Lottermann Bessa, o hospital atuará em colaboração com a Secretaria de Saúde, oferecendo procedimentos e exames eletivos de diversas especialidades médicas para ampliar os atendimentos do Pronto Atendimento.
"Se um paciente necessitar de um serviço que não é oferecido pelo PAM e que está dentro do escopo do HBJ, ele será encaminhado ao hospital, atendendo aos protocolos de atendimento de emergência. Esses serviços abrangem diversas especialidades como pediatria, anestesiologia, clínica geral, cardiologia, ortopedia e neurologia. Pacientes que precisam de cirurgia geral e internamento também terão o suporte do hospital", explicou Mônica.
O hospital firmará um termo de fomento com a Secretaria de Saúde para custear despesas e cobrir parte da folha de pagamento das equipes médicas, possibilitando a disponibilidade dos serviços de retaguarda aos usuários. Nos casos em que o hospital não possa realizar os atendimentos, os pacientes serão transferidos para Curitiba.
Mônica também enfatizou que o HBJ está trabalhando ativamente na viabilização de convênios com o Governo do Estado, consórcios intermunicipais de saúde, planos de saúde e atendimentos ambulatoriais, com o apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo é garantir que todos os serviços prestados à população sejam eficazes e abrangentes.
A presidente destacou ainda que o hospital tem planos de ampliar a oferta de leitos de longa permanência, bem como disponibilizar serviços de ultrassonografia e tomografia aos pacientes, atendendo toda a microrregião.
A equipe do HBJ apresentou ainda os protocolos para os serviços de retaguarda junto aos médicos especialistas.
Com a reunião, o legislativo, a prefeitura e o hospital chegaram a um entendimento unânime de que é necessário unir esforços contínuos em prol da saúde dos usuários locais.